O Arquipélago de Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser um paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo!

Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.

Com 21 ilhas e ilhotas, o Arquipélago possui apenas 17km². Há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade! A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.

Basta um mergulho pelas águas cristalinas da Baía do Sancho ou um snorkel na Baía dos Porcos para entender a magia de Noronha. As praias recortadas em meio a grandes formações rochosas parecem ter sido desenhadas à mão. A mistura de tons verdes, azuis-claros e escuros do mar são o cenário perfeito para quem busca tranquilidade e um pouco de inspiração.

Melhor época para ir a Fernando de Noronha

A melhor época para ir a Fernando de Noronha é na alta temporada, que vai de novembro a abril. De dezembro a março o vento muda de direção, fazendo com que as praias do mar de dentro ofereçam ondas tubulares de até 12 pés. No mês de fevereiro ocorre uma etapa do WQS na praia Cacimba do Padre, trazendo surfistas do mundo todo.

Picos de Surf

PORTO

Local de embarque e desembarque dos barcos que abastecem a Ilha e dos passeios turísticos. Lindo visual do pôr do sol. Pico pouco constante.

CACHORRO

Próximo a Vila dos Remédios, é um dos picos mais frequentados pelos locais quando as condições estão boas. As ondas variam de 2 a 8 pés.

CONCEIÇÃO

Uma das mais bonitas e extensas praias da Ilha. Pico muito frequentado pelos locais. Na temporada, as ondas variam de 2 a 8 pés, com esquerdas e direitas.

BOLDRÓ

Possui fundo de corais onde quebram ondas tubulares, variando de 4 a 10 pés. As ondas são rápidas e o fundo raso, o que exige muita atenção, predominando as esquerdas. Há um mirante que propicia uma linda vista da praia. Nos dias maiores, a onda lembra Pipeline.

CACIMBA DO PADRE

Com cerca de 900 metros de areia clara e fofa e várias árvores. É o principal e mais constante pico com ondas tubulares e fortes, que podem passar dos 10 pés. Fundo de areia funcionando com swell de norte e nordeste. Pranchas quebradas e caldos cinematográficos são normais e quando as condições estão boas é um dos picos mais crowd da Ilha.

LAJE DO BODE

Fica próximo da Cacimba. O fundo de pedra forma ondas perfeitas e tubulares, que variam de 3 a 8 pés, predominando as direitas. Muito boa para fotografar de dentro da água.

ABRAS

Longas esquerdas com formação de point break e ondas de 3 a 8 pés, longas e perfeitas, em fundo de pedra. Quando quebra, o pico fica bem crowd e dominado pelos locais.

Alguns outros picos menos constantes na Ilha tem seus bons dias principalmente quando o swell está grande o que é normal nas férias de verão.

Os melhores e mais constantes picos de surf são um pouco afastados da vila. Leve água, repelente e acessórios, como cordinhas extras e no mínimo duas pranchas.

Lembre-se que a temporada começa em dezembro e vai até março, com grandes swells de norte bombardeando as Ilhas.


Pousada Marina - As Ondas em Fernando de Noronha